sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Prosa na estante



Em nome da Comenda


(luiz alfredo motta fontana)






Francesco Altileme Filho, era herdeiro, do nome, do sobrenome, e de regras de comportamento.

Herança envolvente, asfixiante, duradoura, da qual ousava escapar, somente, na privacidade da "sala de música", envolta em paredes de cortiça, pesadas cortinas e poltronas de outrora, revestidas em couro.

Em outros cômodos, ou na rua, era sempre o herdeiro, do primeiro Francesco, que em dia de glória, adquirira o sonhado título de Comendador, data que culminou com o jantar planejado, tendo como convidado principal, Dom Giuzeppe, “o Breve”, Bispo de larga fronte e enormes costados.

Homem feito e refeito, embora ainda sob o peso da herança, Francesco vencera, pertencia ao mundo empreendedor, brilhava em reuniões, como o principal executivo, da filial paulista, de robusta empresa européia.

Ao estacionar na vaga perfeita, do supermercado das manhãs de domingo, uma pequena lembrança lhe acometeu, quase que ouvia o barulho, infantil, do chacoalhar da caixa de papelão.

Em meio ao labirinto de corredores e gôndolas, qual aventureiro em terras longínquas, sentia o gosto do conteúdo, desfazendo-se no céu da boca.

Abraçado ao objeto de desejo, quase não percebeu o olhar , entre curioso e sarcástico, que Altaneira Venâncio, Diretora de Marketing, sala ao lado da sua, lançava, ora para seu rosto distraído, ora para a escandalosa caixa ilustrada.

Ao responder o “Bom Dia”, um tanto quanto estridente, encontrou a solução, qual mágica, vinda de sua, elogiada e reconhecida, capacidade de reação e improvisação frente aos desafios de mercado.

E, com ar professoral, discorreu sobre singela receita, do que chamava, “Filé do Comendador”.

Aproveitando-se da proximidade do balcão de cortes bovinos especiais, escolheu com enfado a embalagem de “tournedos” de filé, e dois passos à frente, um vidro de maionese light.

Naquela tarde, enquanto buscava o conforto no barroco de Bach, sorria ao imaginar o sucesso da receita.


“Filé do Comendador”


Ingredientes:

- quatro tournedos de filé

- sucrilhos tradicionais (o da caixa da infância)

- maionese light

Preparo:

- untar os tournedos com maionese

- após, passá-los numa vasilha contendo sucrilhos

- levar ao forno médio

Servir acompanhado de escarolas cozidas, ao tempero de azeite.


Francesco manteve sua postura, com pitadas de excentricidade.


A tigelinha de ágata, comprada na feirinha de antiguidades, repousava ao lado, úmida de leite, e pontuada de sucrilhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário